A Viagem dos Piratas

PIRATAS DE SALÉ

Este é um filme que nos é muito querido. Depois de ter recebido o PRÉMIO do PÚBLICO na 3ª edição do Festival e de ter feito as delícias dos alunos de escolas e do público, resolvemos ajudar a espalhar os PIRATAS por esse mundo fora.

O filme Piratas de Salé foi uma lufada de ar puro para respirar por todo o público que o viu. Uma bela peça, que pôs os nossos alunos a pensar em coisas que lhes estão afastadas, e que serviu para sobre ele reflectirmos e questionar destinos... - José Tomás Féria (Escola Secundária Ibn Mucana)

Oportunidade para ver os PIRATAS em Vila Real, na UTAD, (auditório de Geociências), no dia 27 de Fevereiro de 2018, às 16h, com entrada livre e debate.

Esta exibição está integrada num conjunto de iniciativas promovidas em conjunto pela UTAD e o Teatro de Vila Real e que tem como objectivo pensar criticamente o mundo hoje à luz de questionamentos promovidos desde várias disciplinas científicas, num encontro (sempre profícuo) com as artes.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Em Maio de 2017, numa colaboração com os Olhares, Tenda decidiu mostrá-lo no lançamento de mais um curso de Circo, no Centro Cultural de Carnide.

“É um filme excelente sobre um projeto franco-marroquino que em tudo se assemelha ao que a Tenda tem vindo a desenvolver no Bairro Padre Cruz, com as devidas diferenças” – A Tenda

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Em Maio de 2017, os PIRATAS foram ainda a Cabo Verde, ao X Ciclo de Cinema Documental, pela mão da Real Ficção, numa parceria com os Olhares.

Aproveitamos para dizer que o Festival está disponível para levar os PIRATAS a passear, até à sua escola, até à sua Junta de Freguesia, até à sua cidade.

: – ) Quem os quiser, pode contactar-nos.

Boas piratarias!

Pirates of Salé

PIRATES OF SALÉ
Rosa Rogers e Merième Addou
MarrocosMorocco, InglaterraEngland | doc | 2014 | 78’

O Circo Shems’y está localizado junto a um dos bairros de lata mais pobres de Marrocos. Todos os anos, centenas de jovens acorrem a prestar audições, procurando um futuro no circo. Pirates of Salé conta a história de quatro destes jovens artistas numa dura viagem de transformação. É um filme que mostra o que é ser jovem num lugar com poucas oportunidades e pouco espaço para sonhar.

Cirque Shems’y sits on the edge of one of Morocco’s poorest slums, and hundreds of teenagers come to audition each year, desperately hoping to find a new future in the circus. Pirates of Salé tells the story of four of these young performers on a tough journey of transformation. This is a film about being young in a place with few opportunities and daring to dream.

ARGUMENTOSCRIPT Rosa Rogers, Merième Addou | FOTOGRAFIACINEMATOGRAPHY  Rosa Rogers | MONTAGEMEDITING Jane Harris | PRODUTORAPRODUCER Hilary Durman | PRODUÇÃOPRODUCED BY  RedBird Procuction | COMWITH  Colaboradores do Circo Shems’y

Prémios Awards 2015 • Prémio Revelação, Tetouan International Film Festival, Marrocos  • Prémio Melhor Documentário, Júri Juventude, MedFilm Festival, Roma 2016 • Prémio do Público, 3ª edição Olhares do Mediterrâneo – Cinema no Feminino

Trailer | + Info | Facebook