Começar a Olhar – Filmes de Escola

Terrenos de Experimentação

A escola é um terreno de experimentação único, um contexto diferente do processo de produção clássico. As condições de execução, desde a rodagem, ao orçamento, à equipa, ao material técnico ou ao tempo disponível, estão sujeitas a uma energia e a uma conjuntura especial – leva-nos a pensar e olhar estes filmes também com uma atenção diferente.

Pareceu-nos pertinente criar uma secção especial para filmes de escola, um formato que nos veio chegando ao longo destas quatro edições. Para esta edição, com os cerca de 80 filmes de escola que recebemos, construímos 2 sessões que procuram reflectir o olhar particular de jovens alunas mediterrânicas nestas produções mais livres e espontâneas dentro dos constrangimentos e das potencialidades da aprendizagem.

Nos filmes que recebemos, notámos uma forte presença de documentários, muitas vezes criativos, o que parece ser uma forma em desenvolvimento crescente. Nas ficções, revelaram-se preocupações recorrentes e geograficamente transversais, como a passagem da idade (adolescência ou velhice), a posição e a relação das mulheres com a família e o ambiente, a violência doméstica, a tradição e a ruralidade, questões de género…

A nossa escolha pretende transmitir a variedade de temáticas e os diversos géneros de filmes que recebemos. Quisemos criar um diálogo entre os modos de começar a olhar propostos por estes estudantes do Mediterrâneo através da sua produção cinematográfica.

Programação CompletaProgramme

Filmes feitos em contexto de formação da secção COMEÇAR A OLHAR. Conheça o seu júri
All the films were made in a school or learning context and are all eligible for the special jury award COMEÇAR A OLHAR

Prémio COMEÇAR A OLHAR
A BLIT, Digital Studio patrocina o prémio COMEÇAR A OLHAR através da criação de um DCP, serviço Digital Award sponsored by BLIT, Digital Studio – Authoring of a DCP, digital support

QUITHU | 28 SETSEP  • 14h | SalaRoom 3

O CABO DO MUNDO | The Edge of the World
Kate Saragaço-Gomes | Portugal | doc | 2016 | 15’

MARTINA, AY MARTINA | Martina, oh Martina
Fátima Martín | Espanha | fic | 2016 | 12’

DUVDEVAN | Cerise Com a presença da realizadora
Hila Amir | Israel | fic | 2016 | 25’

JE SUIS LÀ | I’m Here
Farah Abada | Argélia | doc | 2016 | 12’

A PEDRA | The Stone Com a presença da realizadora
Ana Lúcia Carvalho | Portugal | fic | 2016 | 9’

صوت الشارع | Cloch’Art
Katri Manel | Tunísia | doc | 2016 | 22’

ZAŠTO | Why
Iva Božić | Croácia | anim | 2017 | 7’

QUITHU | 28 SETSEP  • 19h15 | SalaRoom 3

BOẐJA NAPAKA | God’s Mistake 
Anna Savchenko, Catarina Leal e Eva Matarranz | Eslovénia | doc | 2014 | 23’

SEXFRI | 29 SETSEP  • 14h | SalaRoom 3

SESSÃO COM DEBATE

ISTISS IMETSEN | Women of Imetsen
Hilali Kawtar | Marrocos/Suíça | doc | 2015 | 31’

MONDAY | Com a presença da realizadora
Laura Carreira | Portugal/Reino Unido | fic | 2016 | 11’

TUTTE LE COSE SONO PIENE DI LEI | Everything Is Full of Her
Maria Tilli | Itália | fic | 2015 | 23’

FRES-BOI 
Cristina Vilches Estella e Paloma Canonica | Espanha | anim | 2015 | 8’

LUGAR EM PARTE NENHUMA | A Place in Nowhere
Bárbara de Oliveira e João Rodrigues | Portugal | anim | 2016 | 7’

LE BLEU DE TES YEUX | Bluer Than Your Eyes
Amal Mokded | França | exp | 2016 | 4’

FOR BETTER, FOR WORSE
Tal Greenberg | Israel | fic | 2015 | 19’

SEXFRI | 29 SETSEP  • 16h30 | SalaRoom 3

EL PESO DE LA MANTA | The Weight of the Blanket | Com a presença da realizadora Clelia Goodchild
Francesca Romana Degl’Innocenti, Aisha Doherty, Julie France, Clelia Goodchild, Leanne Hayman, Becky Lamich, Prunelle Mathet Girardeau, Toulla Mavromati e Cindy Parker
Espanha  | doc | 2016 | 36′