Ditados Populares Espanhóis [Workshop]

SABSAT | 30 SETSEP

11h-13h | SalaRoom 2

TRADIÇÃO ORAL MEDITERRÂNICA: DITADOS POPULARES ESPANHÓIS
Aula dada por Anabel Guzmán do Instituto Cervantes

Numa primeira parte, Anabel Guzmán falará um pouco sobre ditados espanhóis, coloridos exemplos e depois convidará os participantes a fazer exercícios. Será uma “aula” prática e descontraída, para a qual não será necessário qualquer conhecimento prévio.

Os ditados são reflexo de saberes populares de origem popular e tradicional transmitidos de geração em geração que costumam conter ensinamentos morais como recurso a explicar muitos fenómenos e situações da sociedades que os criou e utilizou.

Todos os povos pssuem um conjunto de ditados característicos que nos falam das experiências que reflectem acções e saberes da vida quotidiana, sendo estas experiências idiomáticas um dos recursos orais mais universais de unificação comunitária; cabe destacar que esta cosmovisão é muitas vezes comum entre os povos do Mediterrâneo.

Este workshop teórico-práctico de abordagem à sabedoria popular está concebido como uma experiência lúdica e grupal e pretende valorizar assim as distintas expressões que moldam o leque fraseológico como uma das fontes de sabedoria mais representativas da cultura tradicional, justificando a sua importância socio-linguística na persistência do seu uso até aos dias de hoje.

Acessível para principiantes.
Entrada livre

 

Actividade promovida pelo Instituto Cervantes

Instituto Cervantes - jpg rojo           

Actividade apoiada por Embajada de España (Portugal) | Consejería de Cultura

EMBAJADA_Portugal+CE-color