Sabores do Mediterrâneo

Sabores do Mediterrâneo é um roteiro gastronómico pela Dieta Mediterrânica, em parceria com diversos restaurantes da cidade de Lisboa. Celebramos a elevação da Dieta Mediterrânica a Património Imaterial da Humanidade convidando a saborear os pratos especiais que os restaurantes convidados de Olhares do Mediterrâneo preparam anualmente, durante as semanas que antecedem o Festival.

Dieta Mediterrânica designa uma forma de alimentação saudável, que se baseia em alimentos produzidos localmente e consumidos frescos. A sua base são os cereais (como o pão e as massas), acompanhados de frutas e legumes da época, com algum peixe e carnes brancas (recorrendo raras vezes a carnes vermelhas). O azeite é um elemento essencial e substitui as gorduras animais.

É uma dieta variada de acordo com os produtos disponíveis em cada época do ano e também de região para região.

Mas, mais do que uma forma de alimentação, é a base de uma identidade cultural comum aos povos da bacia mediterrânica, é um modo de vida em que a refeição é um momento essencial de afirmação das comunidades, através do convívio, em que os valores da diversidade, da partilha e da qualidade estão sempre presentes.

São estes os valores que a UNESCO reconheceu ao elevar a Dieta Mediterrânica a Património Imaterial da Humanidade e que são partilhados por Olhares do Mediterrâneo, pelo que para nós fez todo o sentido juntar a Dieta Mediterrânica ao Festival.

Para saber mais sobre Dieta Mediterrânica.