TRAVESSIAS 2018

TRAVESSIAS – Competição LONGAS
27 SET 16h30 | Sala 3Irioweniasi. El Hilo de la Luna | Irioweniasi. The Thread of the Moon Esperanza Jorge e Inmaculada Antolínez | Marrocos, Espanha, Nigéria | doc | 2018 | 48'
A história de Blessing, jovem mulher nigeriana vítima de tráfico humano, forma uma trama onde se cruzam as histórias de muitas outras mulheres.
Estreia Nacional
28 SET 21h30 | Sala 3Son of Sofia
Elina Psikou | Grécia, França, Bulgária | fic | 2017 | 111'
Co-programador Associação Cultural Luso-Grega “Parafonia”.
No Verão dos Jogos Olímpico de 2004, em Atenas, Misha chega da Rússia para ir viver com a mãe. O que ele não sabe é que também tem um pai à sua espera.
Estreia Nacional
29 SET 16h30 | Sala 3Mr Gay Syria
Ayse Toprak | França, Turquia, Alemanha | doc | 2017 | 84'
Co-programador Festival Queer Lisboa
Dois refugiados sírios tentam reconstruir as suas vidas depois de terem deixado o seu país. Une-os um sonho: entrar na competição de beleza internacional Mr Gay World
Estreia Nacional
30 SET 19h | Sala Manuel de Oliveira
Avant La Fin De L'Été | Before Summer Ends
Maryam Goormaghtigh | França, Suíça | doc | 2017 | 80'
Comédia documental sobre amizade, encontros de Verão, diferenças culturais e a necessidade de reforçar os laços com as almas gémeas quando se vive no estrangeiro.
[Encerramento - Closing Feature]
TRAVESSIAS – Competição CURTAS
27 SET 16h30 | Sala 3
El Hijo de Fàtima
Carlotta Piccinini | Itália | fic | 2017 | 11'
Sevilha, 13 de Novembro de 2015. Fátima chega a Sevilha de Marrocos, mas, inexplicavelmente, ninguém lhe quer dizer onde se encontra o filho…
Estreia Nacional

My Kaaba is HUMAN 
Sinem Taş | Portugal | doc | 2017 | 23' Um documentário que nos interroga sobre a nossa humanidade, pondo-nos cara a cara com seis refugiados e as suas histórias.
Estreia Nacional
Também concorre na secção Começar a Olhar

Assia
Zairi Malika | Marrocos, França | fic | 2018 | 12’
Um trabalho de casa oferece a uma adolescente a oportunidade de denunciar os abusos policiais depois dos ataques terroristas de Novembro de 2015, em Paris.
Estreia Mundial
Também concorre na secção Geral
28 SET 16h30 | Sala 3
Layla Hasar Shahar | A Night With No Dawn
Sara Bozakov | Israel | fic | 2017 | 21'
Cinco refugiados vindos do Darfur vagueiam no deserto durante a noite, enquanto esperam poder entrar no campo de detenção de Holot, no Sul de Israel.
Estreia Nacional
Também concorre na secção Começar a Olhar

Like Salt
Darine Hotait | Líbano, EUA | fic | 2018 | 25'
Quando viver na diáspora se transforma numa luta de boxe, aprendemos a lutar com as mãos nuas.
Estreia Nacional

Memory of the Land
Samira Badran | Espanha, Palestina | anim | 2017 | 13'
Palestina. Um corpo fica aprisionado dentro de um checkpoint, mecanismo essencial da ocupação israelita.
Estreia Nacional
29 SET 19h | Sala 3
Apia | Aria
Myrsini Aristidou | Chipre, França | fic | 2017 | 14'
Em Atenas, a adolescente Aria vive uma tarde guiada por um acontecimento inesperado.
Estreia Nacional
30 SET 14h30 | Sala 3
Birds
Louisa S Beskri | Argélia | doc | 2017 | 13'
Abderrahmane descobre o mar aos 5 anos, depois de atravessar do Níger e chegar ao Norte da Argélia. Tem agora de sobreviver neste novo meio.
Estreia Nacional
Também concorre na secção Começar a Olhar

 

Um programa arriscado
Gostamos de pensar que todos os anos vos apresentamos um programa arriscado. A quantidade de filmes que nos chegaram, mais de 350, não nos permite dizer que a escolha foi fácil, nunca é, mas condicionados pelos quatro dias de Festival, decidimos arriscar a exibição de 51 criações cinematográficas.
Arriscamos oferecer diversos géneros cinematográficos, combinando estilos em formatos curto, médio e longo. Achamos isso arrojado. Programamos filmes produzidos em ambas as margens do Mediterrâneo, com a participação de mulheres oriundas de qualquer país do mundo ou criados noutros países com o contributo de mulheres originárias da região mediterrânica. Continuamos com isso a querer descobrir que filmes surgem destas colaborações criativas. Achamos também isso arrojado.
Arriscamos em colectivo. Uma das diferenças desta edição. As escolhas que fizemos foram com base numa equipa de programação bem maior do que a dos anos anteriores, estabelecendo um compromisso entre diversos gostos e expectativas sobre cinema ou sobre a sua exibição, procurando um equilíbrio entre a originalidade formal e a relevância, ou até a urgência dos temas tratados. Agradecemos à equipa de pré-visionamento, que nos permitiu dar uma atenção cuidada a cada filme que recebemos e nos ajudou a pensar no que queremos e podemos oferecer-vos.
Arriscamo-nos a manter, pela terceira vez, uma secção temática, Travessias. As migrações forçadas continuam a ser uma questão premente em ambas as margens do Mediterrâneo e continuam a surgir filmes necessários e originais abordando esta realidade.
Arriscamos também manter como prioridade obras com um reduzido espaço de exibição em Portugal, acreditando que ao nosso público agradará a oportunidade de as ver, ou, nalguns casos, de as rever. Vocês nos dirão se os resultados dos riscos que tomámos correspondem ao arrojo que desejámos assumir.

A daring program
We like to think that each year we present a daring programme. The amount of films received, more than 350, was such that we cannot say it was an easy choice, it never is, but constrained by the four days of the Festival, we decided to take the risk and exhibit 51 cinematographic creations.
We dare to present different cinematographic genres, combining styles in short, medium and long formats. We think this as venturesome. We program films produced on both sides of the Mediterranean Sea with the participation of women from any country in the world, or created outside of the Mediterranean region with the contribution of women from this area. With this choice, we keep trying to discover which films emerge from these creative collaborations. We consider this venturesome too.
We ventured as a collective, one of the novelties of this edition. The selection was made by a team much bigger than the previous ones, negotiating different tastes and expectations about cinema and its screening, trying to find a balance between the formal originality and the relevance, or even urgency, of the topics approached. We thank the pre-selection screening team, which made possible the careful evaluation of each film and helped us define what we want and are able to offer you.
We dared to keep, for the third time, a thematic session, Travessias. Forced migrations continue to be a pressing issue on both sides of the Mediterranean Sea, and much needed and original films approaching this reality keep appearing.
We dared to keep prioritising works seldom screened in Portugal, believing that our audience will enjoy the opportunity to watch them or to watch them again, in some cases. You will tell us if the results of the risks we took correspond to the audacity we aimed to.

Inês Ponte, João Robert, Margarida Silva Dias, Patricia Sá, Sara David Lopes, Silvia Di Marco
Programação Programming