MARGARIDA CARDOSO
Realizadora e Professora (Lusófona)
Nasceu em Tomar, Portugal (1963) e viveu em Moçambique até 1975. Estudou Imagem e Comunicação Audiovisual na escola António Arroio, em Lisboa.
Trabalhou vários anos em França e Portugal como fotógrafa e assistente de realização. Desde 1995 que desenvolve como realizadora um trabalho muito pessoal entre a ficção e o documentário, tendo sido premiada com o “Léopards de Demain” no 52º Festival de Locarno. Os seus filmes recorrentemente abordam a temática colonial e pós-colonial, numa perspectiva muito singular, explorando a memória, a perda e a culpa. É professora no curso de cinema da Universidade Lusófona de Lisboa, e membro do conselho acadêmico do mestrado Doc Nomads.
MARGARIDA CARVALHO
Professora (ESCS) e Curadora de Arte Contemporânea
Margarida Carvalho nasceu e vive em Lisboa. É doutorada em Ciências da Comunicação, especialidade de Comunicação e Artes, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL). O seu livro Híbridos Tecnológicos foi publicado pela editora Nova Vega. Margarida Carvalho publicou vários artigos nomeadamente “Weaving Encounters: Towards an Art of Participation”, “A Velocidades das Flores”, “Affective Territories”, entre outros. Desde 1998 é docente na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa. Integra o colectivo curatorial Media Instáveis que organizou a exposição Faz Tu Mesmx: Arte por Instrução (Sputenik The Window, Porto, 2016).
MÁRIO CAEIRO
Professor (ESAD Caldas) e Investigador
Conferencista, curador e investigador no campo da cultura urbana e da arte pública. Comissário de eventos urbanos como Lisboa Capital do Nada [2001], Luzboa [2004, 2006] e Vicente [anualmente, desde 2011], é desde 2009 curador e diretor artístico do Festival Bella Skyway, na Polónia. Outros projectos urbanos: Cosmic Underground [2012], Lux Matrix Tallinn [2015], LightCurve [2014] e LightCraft Belmonte [2016]. É docente na ESAD.cr (desde 2004), onde integra o LIDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes. O Doutoramento (2012) em Artes Visuais e Intermédia pela Universidade Politécnica de Valência, Espanha, culminou um percurso académico que passou por licenciaturas em Design de Comunicação pela ESBAL e Estudos Literários Comparados pela FCSH da UNL; mestrado em Estudos Alemães pela mesma Faculdade e pós-graduação em Design Urbano pelo FBAUL, Centro Português de Design e Universidade de Barcelona. Em 2014, publicou o livro Arte na Cidade – História Contemporânea. Colabora regularmente com a revista Smart Cities.