Júri Travessias 2017

ELIZABETH CHALLINOR

Antropóloga
Com formação em Línguas, Literatura e Antropologia viveu sempre de travessias disciplinares e geográficas: trabalhou para a ONG Portuguesa OIKOS em Angola no início dos anos noventa, fez trabalho de campo antropológico em Cabo Verde sobre o associativismo e desenvolvimento local no fim dos anos noventa. Actualmente tem-se dedicado à pesquisa em Portugal e em Cabo Verde sobre maternidades e mobilidades.

FRANCISCO FREIRE

Antropólogo e investigador do Magrebe
Antropólogo, tem desenvolvido a sua investigação entre as comunidades arabófonas da República Islâmica da Mauritânia. Coordena no CRIA-FCSH/NOVA o projecto CapSahara, financiado pelo European Research Council, reflectindo sobre as mais recentes alterações políticas e sociais na região alargada do oeste saariano.

 

SOFIA LORENA

Jornalista
Sofia Lorena nasceu em Lisboa em 1979. Jornalista do “Público” desde 2001, cobriu conflitos e revoluções, escreveu sobre religião, política, vítimas, sobreviventes e arte em tempos de guerra. Venceu o Prémio Gazeta com uma série de reportagens no Iraque (2010) e foi finalista do Prémio Gabriel García Marquez com um conjunto de reportagens na Síria, Jordânia e Turquia (2013).