JÚRI TRAVESSIAS TRAVESSIAS BEST FILM
GRAÇA CORRÊA
Graça Corrêa é doutorada em “Theatre & Film Studies” do Graduate Center CUNY, e mestre em Directing no Emerson College Boston. Actualmente é investigadora da Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, na Faculdade de Ciências, onde dirige projectos no âmbito da correlação arte-ciência-filosofia. A par da sua carreira académica, é encenadora, dramaturga e designer. Na área da produção audiovisual realizou ficção e trabalhou na direcção de actores e de casting para a televisão. Recentemente publicou o artigo: “On the Necropolitics of Contemporary Human Uprootedness: Ecocentric Empathy in ocumentary Film and Philosophy” (Palgrave Macmillan, 2022).
Graça Corrêa holds a Ph.D. in Theatre & Film Studies from the Graduate Center CUNY and a MA in Directing from Emerson College Boston. She is a researcher at the Centre for Philosophy of Sciences, at the Faculty of Sciences of the University of Lisbon where she directs projects in art-science-philosophy. Alongside her academic career, she works as a theatre director, playwright and designer. In the area of audiovisual production, she directed fiction and worked as director of actors/casting for television. She recently published an article titles “On the Necropolitics of Contemporary Human Uprootedness: Ecocentric Empathy in Documentary Film and Philosophy” (Palgrave Macmillan, 2022).
||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| |||||||
LÍDIA ARS MELLO
Lídia Ars Mello é crítica de cinema e programadora. Doutorada em Cinema pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), fez um pós-doutoramento em Estudos Fílmicos na Universidade de Coimbra. Escreve para o C7NEMA. É autora dos livros “Do Cinema de Béla Tarr” (2019) e “Autoritarismos no Brasil: O Olhar de Dez Realizadoras Brasileiras Contemporâneas” (2022), e co-editora do Dossier Cinema BR/Mistral Journal-Holanda. Realizou alguns filmes e é uma das sócias-fundadoras da associação MUTIM-Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento, colaborando com o seu cineclube.
Lídia Ars Mello is a film critic and programmer. She hold a PhD in Cinema from the Federal University of Minas Gerais and a Master’s in Literature from the Federal University of Rio Grande do Sul (Brazil). She was a post-doctorate in Film Studies at the University of Coimbra. Lídia writes for the C7NEMA blog, and is the author of the books “Do Cinema de Béla Tarr” (2019) and “Autoritarismos no Brasil: O Olhar de Dez Realizadoras Brasileiras Contemporâneas”, (2022), as well as co-editor of the Dossier Cinema BR/Mistral Journal-Holland. She directed a number of films and is one of the founding members of the association MUTIM – Women Workers of Moving Images, collaborating with its film club.
||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| ||||||| |||||||
MARIA IRENE APARÍCIO
Maria Irene Aparício é doutorada em Cinema e investigadora no CineLab – IFILNOVA, onde coordena o Grupo de Investigação em Cinema e Política: Aproximações Filosóficas. É professora auxiliar na FCSH–UNL, leccionando nas áreas de Cinema e Estudos Artísticos, e directora do CINENOVA – Festival Interuniversitário de Cinema e Conhecimento. Os seus actuais interesses de pesquisa centram-se no cinema contemporâneo e nas práticas artísticas, frequentemente em diálogo com as ciências e as humanidades, em questões como a memória, a história, as migrações, a paisagem, as artes, a fotografia, e a tecnologia, entre outras.
Maria Irene Aparício has a Ph.D. in Cinema and is a researcher at CineLab – IFILNOVA where she coordinates the Research Group on Cinema and Politics: Philosophical Approaches. She is an assistant professor at FCSH-UNL, teaching in the areas of Cinema and Artistic Studies, and director of CINENOVA – Interuniversity Festival of Cinema and Knowledge. Her current research interests focus on contemporary cinema and artistic practices, often in dialogue with the sciences and humanities, on issues such as memory, history, migration, landscape, arts, photography, and technology, among others.