E de mansinho, quase sem darmos por isso, chegámos à 8ª edição.
CATÁLOGO CATALOG | PROGRAMA PROGRAMME | GRELHA SCHEDULE
10 a 14 de NOVEMBRO, no sítio do costume.
BILHETES JÁ À VENDA NA TICKETLINE e na bilheteira do CINEMA SÃO JORGE
O CINEMA COMO FORMA DE MUDAR O MUNDO
Vivemos tempos de mudanças profundas em que as desigualdades se acentuaram, as distâncias aumentaram, as relações sociais ficaram em suspenso ou assumiram novas formas. Confinados, assistimos ao aprofundar das diferenças entre homens e mulheres, entre ricos e pobres, negros e brancos, entre países, continentes e regimes políticos. Andar em frente, de olhos postos no futuro, sem deixar de olhar para trás foi a força que nos moveu neste ano com desafios inesperados.
Através do cinema, as realizadoras dos países do Mediterrâneo expressam o seu olhar sobre as diferentes formas de viver neste mundo tão desigual. E são estes diferentes olhares sobre o mundo que queremos partilhar com o público português através da exibição dos seus filmes.
Na 8ª edição do Festival, consolidámos parcerias, diversificámos e criámos mais sessões para as escolas, numa aposta no futuro que são os jovens e somos todos nós. No nosso festival, os mais pequenos nunca são esquecidos e é para eles que organizamos uma sessão para famílias e o workshop Olhares em Pequenino. Mas quisemos levar mais longe a nossa motivação pedagógica e, por isso, este ano teremos uma formação para professores sobre o uso do cinema como instrumento de educação para a cidadania e uma masterclasse sobre os desafios de quem conta histórias na era digital. Dando continuidade ao nosso combate contra a discriminação social e promovendo a acessibilidade, teremos de novo filmes com audiodescrição. Haverá também espaço para as nossas já tradicionais mesas redondas, nas quais cineastas, activistas e investigadoras conversarão com o público sobre género e família em contextos árabes; fronteiras geográficas, legais e simbólicas; e sobre o papel das mulheres nas revoluções.
No âmbito da Rede de Festivais de cinema no Feminino de Países Mediterrânicos, que fundámos em 2020, apostamos na organização de sessões em co-programação com o Beirut International Women’s Film Festival. Neste espírito colaborativo, aliámo‑nos à Festa do Cinema Italiano e fizemos uma grande festa mediterrânica: exibiremos em conjunto um filme sublime sobre laços duradouros numa sessão única que celebra a abertura dos Olhares e, simultaneamente, o encerramento da Festa do Cinema Italiano.
Temos muitas razões para festejar, portanto!
Pela frente temos cinco dias de celebração do cinema feminino mediterrânico com filmes variados e de qualidade, que atestam a sua força e resistência. Os filmes que mostramos nos Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival são sempre portas de entrada para mundos diferentes, que nos ajudam a compreender melhor as diferenças e as semelhanças que partilhamos. Através deles alargamos as nossas perspectivas e tornamos o nosso olhar mais atento à diversidade. É esta multiplicidade de Olhares que queremos mostrar, pois acreditamos que através do cinema podemos contribuir para mudar o mundo.
A 8ª edição do Olhares do Mediterrâneo-Womens’s Film Festival é dedicada à Margarida. Companheira de caminhos e lutas, soube sempre olhar na direcção certa.
Antónia Pedroso de Lima, Sara David Lopes, Silvia Di Marco
Direcção do Festival