OM2023 | 10ª EDIÇÃO // PRÉMIOS DO JÚRI | JURI AWARDS

PRÉMIOS DO JÚRI JURI AWARDS

COMPETIÇÃO GERAL DE LONGAS FEATURE FILM COMPETITION
MELHOR FILME BEST FEATURE
FORAGERS
Jumana Manna
Palestina • Doc • 2022 • 64’
NOTA DO JÚRI JURY’S NOTE
PT Embora este difícil período espalhe uma luz maior sobre o que está a acontecer na Palestina, podendo achar-se por isso natural a decisão do júri, o filme Foragers tem uma personalidade fortíssima, destacando-se pela sua narrativa inquietante de resiliência, mostrando a opressão até sobre a cultura – algo que nos parece indestrutível. Ainda que a situação política e humanitária na Palestina fosse 
diferente, a decisão das 3 mulheres do júri, de 3 zonas do mundo diferentes, seria a mesma. A visão de Jumana Manna e a generosidade com que partilha connosco as pessoas, o território, a luta pela pertença e a disponibilidade para qualquer sacrifício, numa narrativa calma, mas inquietante, levam-nos a premiar esta obra como a Melhor Longa Metragem do Festival Olhares do Mediterrâneo.
EN Although this difficult period sheds greater light on what is happening in Palestine, and the jury’s decision may therefore be considered natural, the film Foragers has a very strong personality, standing out for its disturbing narrative of resilience, showing oppression even about culture – something that seems indestructible to us. Even though the political and humanitarian situation in Palestine was
different, the decision of the 3 women on the jury, from 3 different areas of the world, would be the same. Jumana Manna’s vision and the generosity with which he shares with us the people, the territory, the struggle for belonging and the willingness to make any sacrifice, in a calm but disturbing narrative, lead us to award this work as the Best Feature Film of the Festival Views of the Mediterranean.

COMPETIÇÃO GERAL DE CURTAS SHORT FILM COMPETITION
MELHOR CURTA BEST SHORT
CARMEN, NO FEAR OF FREEDOM |
CARMEN, SIN MIEDO A LA LIBERDAD
Irene Baqué
Espanha • Doc • 2023 • 30’
OUÇA AQUI LISTEN TO IRENE BAQUÉ
NOTA DO JÚRI JURY’S NOTE
PT Carmen, No Fear of freedom destacou-se claramente pelo tratamento das suas figuras centrais – um poderoso colectivo de mulheres ciganas – e pelo efeito de empoderamento que o filme capta, ao revelar a luta feminista das mulheres ciganas, desconstruindo estereótipos e dando voz a mulheres marginalizadas. Tudo isto sem enveredar por qualquer tipo de vitimização, antes mostrando como se pode combater por direitos sociais e económicos
EN Carmen, No Fear of Freedom has undoubtedly stood out for the treatment of the characters – a  powerful collectivity of Roma women – and the empowering outcome of this short film. It unveils a crossover between feminism and Roma women, breaking down stereotypes and empowering racialised  and marginalised women. It moves away from any victimizing treatment and shows the way to fight for their economic and social rights.  

MENÇÃO HONROSA SPECIAL MENTION
CHORDS | CUERDAS
Estibaliz Urresola Solaguren
Espanha • Fic • 2022 • 30’
OUÇA AQUI LISTEN TO ESTIBALIZ URRESOLA SOLAGUREN
NOTA DO JÚRI
JURY’S NOTE
PT Com uma abordagem muito conseguida e uma mensagem indubitavelmente urgente, este filme breve, mas complexo, oferece-nos um vislumbre dos efeitos de decisões das grandes empresas na vida quotidiana, e do modo como criam divisões na sociedade e nas famílias, em linha com outros filmes a concurso, que também retratam as fracturas sociais e familiares, na sequência das decisões que temos de enfrentar num mundo cada vez mais poluído, ou em que já não há mais terrenos em que se possa cultivar, como se pode ver em Alcarrás ou em As Bestas.
EN With a very successful treatment and an undoubtedly urgent message, this brief and layered movie allows us an insight of the consequences of big corporations ‘ decisions in everyday life and how they divide society and families. In the line of other films that portray the social and family fractures in relation to the decisions to be faced in an ever more polluted world or where there are no more fields left to cultivate, as in Alcarrás or As Bestas. 

PRÉMIO TRAVESSIAS-ISCTE TRAVESSIAS-ISCTE AWARD
MELHOR FILME BEST FILM
THE WEDDING PARADE | BERBU
Sevinaz Evdike
Síria, Espanha • Fic • 2022 • 70’
OUÇA AQUI LISTEN TO SEVINAZ EVDIKE
NOTA DO JÚRI JURY’S NOTE
PT É com muito gosto que anunciamos o Prémio da Competição TRAVESSIAS para o filme The Wedding Parade de Sevinaz Evdike, a sua primeira longa-metragem, por ser um filme de resistência política, um filme de travessias humanas e geográficas sobre histórias de vida do povo curdo do norte da Síria, histórias de mortes, perdas e dor, mas também de luta e resistência. Imagens impactantes de
mulheres que sofrem com a cultura patriarcal, mártires e tragédias de pessoas que habitam um cenário devastado pela guerra e que, confrontadas com incertezas, ameaças e riscos constantes, e perante a quase impossibilidade de terem algo para celebrar, se esforçam para movimentar e dar novos rumos aos seus sonhos, desejos e esperanças a cada novo ataque das bombas turcas jorradas sob um céu que não as pode proteger.
EN It is with great pleasure that we announce the TRAVESSIAS Competition Prize to be given to The  Wedding Parade by Sevinaz Evdike, a film of political resistance, on human and geographical crossings, on the life journeys of the Kurdish people of northern Syria, on their stories of death, loss and pain, but also of struggle and resilience. The film offers very impressive images of the women who suffer from patriarchal culture, of the tragic martyrs, victims and people who inhabit a region devastated by war, and who, faced with uncertainty and constant risks and threats and the almost impossibility of having anything to celebrate, strive to move on and give new directions to their dreams, desires and hopes with each new attack of Turkish bombs, under a sky that can no longer protect them.

MENÇÃO HONROSA SPECIAL MENTION
FORAGERS
Jumana Manna
Palestina • Doc • 2022 • 64’
NOTA DO JÚRI JURY’S NOTE
PT Concedemos a Menção Honrosa para o filme Foragers de Jumana Manna, pelo potente gesto de documentar por meio de imagens poético-políticas, os efeitos que uma lei de preservação da natureza criada por Israel em 1977, produz na vida de palestinianos que vivem no campo. Lei que proíbe e criminaliza uma antiga tradição, a colheita de ervas silvestres para a preparação de alimentos que sempre fizeram parte da mesa deste povo. Tal proibição é vista pelos palestinianos como um “véu ecológico“ para os reprimir e afastar das suas terras e tradições. Um filme que, em si mesmo, é um acto anticolonial.
EN We award the Honorable Mention to the film Foragers by Jumana Manna, for her powerful gesture of documenting, through poetic-political images, the effects that a Nature Preservation Law created by Israel in 1977, produces in the lives of Palestinians who live in the rural areas. This law disallows and criminalizes an ancient Palestinian tradition, consisting in the harvesting of wild herbs to prepare foods  and medicines that have always been a nourishment staple for these people. Such a ban is seen by Palestinians as an “ecological veil“ to repress and separate them from their lands and traditions. A film that, in itself, is an anti-colonial act.

PRÉMIO COMEÇAR A OLHAR COMEÇAR A OLHAR – SCHOOL FILMS AWARD
MELHOR FILME BEST FILM
UNA VOLTA ANCORA | UNA VOLTA ANCORA
Giulia Di Maggio
Itália • Doc • 2022 • 17’
OUÇA AQUI LISTEN TO GIULIA DI MAGGIO
NOTA DO JÚRI JURY’S NOTE
PT Este belíssimo exercício acerca do enquadramento enquanto forma narrativa consubstancia um modo de olhar para uma paisagem mediterrânica. A uma primeira vista, trata-se de um apelativo jogo formal, de cores, geometrias e sons; porém, com atenção, percebe-se a denúncia à interferência dos ritmos humanos e maquínicos sobre a paisagem, ao mesmo tempo que se aponta à fonte de desequilíbrios sociais e até demográficos. Da calmaria à agitação da praia; da busca por dinheiro enterrado na areia aos corpos dançantes debaixo de água, o filme inventa e explora imagens poéticas.
EN This beautiful exercise in framing as a narrative form embodies a way of looking at one Mediterranean landscape. At first glance, it is an appealing formal play of colours, geometries and sounds; looking closely, however, it denounces the interference of human and machine movements in the landscape, while pointing to the source of social and even demographic imbalances. From the calm to the agitation of the beach; from the search for money buried in the sand to the dancing bodies underwater, the film invents and explores poetic images.

MENÇÃO HONROSA SPECIAL MENTION
THE SUN SETS ON BEIRUT
Daniela Stephan
Reino Unido, Líbano • Fic • 2022 • 17’
OUÇA AQUI LISTEN TO DANIELA STEPHAN
NOTA DO JÚRI JURY’S NOTE
PT Na vontade de procurar um gato perdido e de salvar outro, manifestam-se reflexões acerca da relação entre Ocidente e Oriente, seres humanos e não humanos, feminino e masculino, sensibilidade e rudeza. O desejo de entender o seu lugar no mundo começa por entender o seu lugar em Beirute – cidade que, apesar de marcada pela destruição, mantém viva alguma esperança. Nesta obra expressa-se bem a era em que hoje vivemos: o espírito de época da narrativa faz com que a história não tenha um só lugar e, ao mesmo tempo, possa ter apenas um.
EN In the desire to look for a lost cat and to save another, the film reflects on the relationship between West and East, human and non-human beings, feminine and masculine, sensitivity and rudeness. The will to understand their place in the world begins with understanding their place in Beirut – a city that, despite being marked by destruction, keeps some hope alive. This film expresses the era in which we live today: the zeitgeist of the narrative means that the story doesn’t have a single place and can, at the same time, have only one.

PRÉMIO INATEL INATEL AWARD
MELHOR CURTA DE ESCOLA PORTUGUESA BEST PORTUGUESE SCHOOL FILM
DENTU ZONA
Eliana Caleia
Portugal • Doc • 2023 • 10’
OUÇA AQUI LISTEN TO ELIANA CALEIA
NOTA DO JÚRI JURY’S NOTE
PT O documentário opta por uma forma arrojada de narrar, cingindo-se quase exclusivamente às imagens visuais, descartando vozes off ou outras verbalizações. O estilo e a atitude que o filme sublinha, marcados pela expressão cabo-verdiana “bazofo”, revelam-se através do olhar interessado nos gestos de Vítor Sanchez e no seu ambiente de trabalho: um atelier de serigrafia, uma loja de roupas sustentáveis, uma livraria e uma biblioteca. Filmar este projeto social da Cova da Moura equivale a expandir a cultura de Cabo Verde presente em Lisboa e a enaltecer o espírito de comunidade característico da Dentu Zona.
EN This documentary opts for a distinct form of narration, sticking almost exclusively to visual images and discarding voice-overs or other verbalisations. The style and attitude that the film emphasises, marked by the Cape Verdean expression “bazofo”, are revealed through an interested look at Vítor Sanchez’s gestures and working environment: a screen-printing studio, a sustainable clothing shop, a bookshop, and a library. Filming this social project in Cova da Moura is a way of expanding the Cape Verdean culture present in Lisbon and of praising the community spirit that characterises Dentu Zona

PRÉMIOS DO PÚBLICO AUDIENCE AWARDS
MELHOR LONGA BEST FEATURE
MATCHMAKER
Benedetta Argentieri
Itália • Doc • 2022 • 90’
OUÇA AQUI LISTEN TO BENEDETTA ARGENTIERI
MELHOR CURTA BEST SHORT
SERIGNE
Adriana Cardoso, Rodrigo Hernández, Edu Marín
Espanha, México • Doc • 2022 • 27’


Mais informações sobre os prémios AQUI      |       HERE you can find more information