Programação OM2022

OS OLHARES EM 2022
PROGRAMAÇÃO

SETE DIAS DE CINEMA, DUAS CASAS
E UMA VIAGEM AO LÍBANO

Que tal ter um país convidado? Que tal ter mais longas-metragens, mas sem tirar espaços às curtas? Que tal ter mais dias para o Festival e expandirmos-nos em duas sedes? Que tal convidar uma realizadora que fez a história do cinema? Que tal dar voz à rebeliões antigas e novas?

Começámos a organizar a 9.ª edição dos Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival com algumas destas perguntas e desejos na cabeça. Algumas surgiram à medida que íamos recebendo os filmes e tornaram-se mais claras durante o processo de programação. O resultado são sete dias de cinema com 52 filmes exibidos na Cinemateca Portuguesa e no Cinema São Jorge, com um enfoque no Líbano, um país que se reinventa de contínuo, contra os desastres do seu passado e do presente, um labirinto de identidades, conflitos, e esperanças. A nossa convidada especial é Heiny Srour, a primeira mulher árabe a ter um filme em Cannes, em 1974, com distribuição mundial. Um documentário cujo título, The Hour of Liberation Has Arrived, é ao mesmo tempo uma declaração e um projecto de longo prazo.

A guerra civil do Líbano é o ponto de partida desta edição do Festival. O seu porto de chegada é um pomar na Tunísia, onde as dificuldades das novas gerações árabes são postas a nu ao longo de um dia de trabalho entre as figueiras, numa conversa entre beleza e inquietação. Pelo meio, um mar aberto de filmes e temas.

Há a filha que tenta matar o pai, real e simbólico, e a filha que deve aprender a lidar com um passado que foi enterrado para a proteger. O jovem médico italiano que se especializa em feridas de guerra na Faixa de Gaza, e o artista de graffiti palestino que desenha o seu caminho rumo à liberdade no Muro de Separação. Há as mulheres que não cumprem o seu suposto destino biológico, e o refugiado queer que realiza o seu sonho no topo de um guindaste balouçante. Mas há também as crianças que se escondem para reinventar o mundo, e as meninas que partem para uma aventura nos bosques. As adolescentes que roubam um tripé de uma banca num parque em Teerão, e os jovens homens que revelam a sua fragilidade numa barbearia em Marselha.

Este é só um pequeno apanhado da variedade de personagens e histórias que irão povoar os ecrãs nesta edição dos Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival. E, mais uma vez, convidaremos o nosso público de todas as idades para que fique connosco para além dos filmes, para os debates, as conversas informais com as realizadoras, os workshops criativos, uma masterclass, um concerto e uma imprescindível homenagem às 3 Marias e às “Novas Cartas Portuguesas”, no 50.º aniversário da sua publicação.

Durante uma semana, iremos partilhar convosco visões do mundo, experiências e ideias, com um programa que celebra o talento das cineastas do Mediterrâneo e que, esperamos, faz vibrar os corações e sacode as mentes.

Para mais informações sobre os filmes e a programação, consulte a grelha da programação, o programa simplificado ou o nosso catálogo
TODOS OS FILMES SÃO EXIBIDOS NA SUA VERSÃO ORIGINAL E LEGENDADOS EM PORTUGUÊS E INGLÊS