Catálogo | Catalog Programa | Programme Grelha | Schedule
ainda assim… DESCONFINADAS
UNLOCKED DOWN… nevertheless
As candidaturas para a 7a edição do festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival abriram a 1 de Março de 2020. Duas semanas depois, Portugal entrava em confinamento total para combater o alastrar do novo Coronavirus, que atingia já duramente a Itália e a Espanha. No final do mês, virtualmente toda a Europa e os países do Mediterrâneo Sul estavam “fechados”, e entrámos todos numa fase surreal da vida em tempos de Covid-19. As candidaturas que inicialmente chegavam a um ritmo rápido, pararam praticamente. Por algum tempo, interrogámo-nos se receberíamos filmes suficientes que dessem uma selecção interessante, capaz de satisfazer as expectativas do nosso público. Em Maio, soubemos que a resposta era afirmativa.
Apesar de todas as dificuldades, realizadores, produtores e distribuidores de 25 países submeteram 400 filmes, dos quais seleccionámos 55 títulos para as nossas secções de competição e não competição.
Isto permitiu-nos mantermo-nos fiéis ao nosso objectivo de celebrar a diversidade do cinema e surpreender o nosso público. Na Competição Geral (longas e curtas-metragens), bem como na Competição de Filmes de Escola, alargámos este ano os nossos limites muito para além dos países do Mediterrâneo, com histórias que vão desde a Polónia à Coreia do Sul, da Libéria ao Afeganistão, passando por locais virtuais e imaginários. Uma demonstração do dinamismo das cineastas mediterrânicas e um lembrete de que o Mar Mediterrâneo não deve ser tido como uma fronteira, mas como ponto de partida para o resto do mundo.
A mobilidade de (algumas) cineastas mediterrânicas, contudo, é também uma evocação daqueles a quem essa mobilidade é negada, desde a jovem realizadora de Gaza que procura obter uma bolsa para sair do país, aos milhares de pessoas que se atrevem a atravessar o oceano para chegar à Europa, arriscando a vida pelo caminho. Por essa razão, apresentamos mais uma vez a secção especial Travessias, dedicada a filmes sobre refugiados, migrações e deslocações.
Finalmente, na secção Fora de Competição, num diálogo imaginário com o resto do programa, escolhemos celebrar o rebelde (nem sempre) silencioso, com duas longas-metragens de ficção, que contam a história de duas jovens que desafiam as suas circunstâncias, de formas muito diferentes e imaginativas.
Gostamos de cinema que questiona o estado das coisas e queríamos um programa que desvendasse ideias, emoções e a imaginação. Esperamos tê-lo conseguido e que vocês apreciem as nossas escolhas.
The call for entries for the 7th edition of Olhares do Mediterrâneo - Women’s Film Festival opened on 1st March 2020. Two weeks later Portugal was in full lockdown to prevent the spread of the new coronavirus, which was striking hard Italy and Spain. By the end of the month, virtually all of Europe and the Southern Mediterranean countries were “closed”, and we all entered a surreal phase of life in the time of Covid-19. Submissions that initially were arriving at a fast pace came almost to a halt. For a while we wondered if we would receive enough films to make an interesting selection and meet the expectations of our audience. By May, we knew that the answer was yes.
In spite of all the difficulties, directors, producers and distributors from 25 countries submitted about 400 films, among which we selected 55 titles for our competitive and non-competitive sections.
This means that we have been able to remain faithful to our goal to celebrate diversity in filmmaking and surprise our audience. In the general Competition (feature and short films), as well as in the School Film Competition, this year we have stretched our boundaries well beyond the Mediterranean countries, with stories that span from Poland to South Korea, from Liberia to Afghanistan, passing through virtual and imaginary places. A demonstration of the dynamism of Mediterranean women filmmakers and a reminder that the Mediterranean Sea is not meant to be a border, but a point of departure towards the rest of the world.
The mobility of (some) Mediterranean women filmmakers, however, is also a reminder of those whose mobility is denied. From the young director in Gaza who seeks her way out through a scholarship, to the thousands of people who set out to cross the sea and reach Europe, risking their lives on the way. For this reason, we present once again the special section Travessias, devoted to films about refugees, migrations and displacements.
Finally, in the section Out of Competition, in an imaginary dialogue with the rest of the programme, we chose to celebrate the (not always) quiet rebel, with two fiction feature films that tell the stories of two young women who defy their circumstances, in very different and imaginative ways.
We like cinema when it questions the state of things and we wanted a programme that would unlock ideas, emotions and imagination. We hope we have succeeded in that and that you will enjoy our selection.
A NOSSA PROGRAMAÇÃO…
OUR PROGRAMME…
CG Competição Geral Longas | Curtas
Travessias
CO Começar a Olhar
Fora de Competição Out of Competition
Programação Famílias For Families
Sessão Acessível Accessible Session
Para Lá dos Filmes Beyond the Movies
Conversas e Mesas Redondas Talks and Round Tables
Música Music
Partilhar | Compartir | Share | Partager | Condividere | شارك