O Festival

O festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival teve a sua primeira edição em 2014 e é o primeiro festival internacional de cinema em Portugal dedicado exclusivamente à cinematografia feminina, com o propósito de dar particular visibilidade  à presença das mulheres no panorama cinematográfico internacional. Para mostrar o trabalho das realizadoras de países mediterrânicos, criámos uma parceria com o festival Films Femmes Mediterranée, (Marselha, França) e o CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia.

Após 6 edições do festival no Cinema São Jorge, em Lisboa, 5 ciclos de cinema espanhol, 6 extensões fora de Lisboa e 2 no estrangeiro (Brasil e Vigo), várias presenças no Shortcutz (Lisboa, Guimarães e Cascais) e numerosas exibições dos nossos filmes, muitas dinamizadas com debates, acreditamos que Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival é já um evento consolidado no espaço cultural português.

Para além das exibições de filmes, organizamos actividades que espelham e promovem a vasta diversidade das culturas da bacia mediterrânica, nas suas expressões culturais e artísticas (objectivas e conceptuais), e acolhemos pessoas e organizações que se identifiquem com o projecto. Mais projectos e mais Olhares nascerão destas partilhas.

Festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival é um projecto do Grupo Olhares do Mediterrâneo e do CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia, numa parceria com o Films Femmes Mediterranée (FFM), a Câmara Municipal de Lisboa, (CML), a EGEAC, a Comissão Nacional de Cidadania e Igualdade de Género (CIG), o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e a Fundação INATEL