O festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival teve a sua primeira edição em 2014 e é o primeiro festival internacional de cinema em Portugal dedicado exclusivamente à cinematografia feminina, com o propósito de dar particular visibilidade à presença das mulheres no panorama cinematográfico internacional. Para mostrar o trabalho das cineastas de países mediterrânicos, criámos uma parceria com o festival Films Femmes Mediterranée, (Marselha, França) e o CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia.
A caminho da 12ª edição, com 11 edições do Festival no Cinema São Jorge, em Lisboa, 6 ciclos de cinema espanhol, 16 extensões fora de Lisboa e 4 presenças no estrangeiro (Brasil, Cabo Verde, Vigo e Marselha), várias presenças no Shortcutz (Lisboa, Guimarães e Cascais) e numerosas exibições avulsas dos nossos filmes, muitas dinamizadas com debates, acreditamos que Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival é já um evento consolidado no espaço cultural português.
Para além das exibições de filmes, organizamos actividades que espelham e promovem a vasta diversidade das culturas da bacia mediterrânica, nas suas expressões culturais e artísticas (objectivas e conceptuais), e acolhemos pessoas e organizações que se identifiquem com o projecto. Mais projectos e mais Olhares nascerão destas partilhas.
O Festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival é um projecto de Olhares do Mediterrâneo – Associação Cultural e do CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, (CML), da EGEAC, ISCTE e da Fundação INATEL