Prémios 2018 Awards

PRÉMIOS da 5ª edição dos Olhares do Mediterrâneo AWARDS

>MELHOR LONGA-METRAGEM BEST FILM
Rush Hour, de Luciana Kaplan
MENSAGEM DO JÚRI
"Um trabalho que, partindo de uma estrutura e linguagens mais convencionais, consegue ainda assim dar um corpo justo a três personagens interdistantes, reféns de uma semelhante opressão diária. Através de um retrato cuidado, o filme contrasta três geografias sociais distintas, em marcha contra a mesma esgotante jornada, viajando desde o esperado luto do tempo, obliterador de vida e relações pessoais, ao terror constante pela integridade física, num mar de corpos onde a violência de género e as algemas diárias de domesticidade são silenciadas.
O prémio para melhor longa-metragem da 5ª Edição do Olhares do Mediterrâneo- Cinema no Feminino vai para RUSH HOUR, de Luciana Kaplan"
> MELHOR CURTA-METRAGEM BEST SHORT
PRÉMIO AWARD • Areka (The Ditch), Atxur Animazio Taldea [Veja aqui a mensagem de Areka | See Areka’s message here]
MENÇÃO HONROSA SPECIAL MENTION  Marlon, de Jessica Palud
MENSAGEM DO JÚRI
O Júri decidiu atribuir o Prémio de Melhor Curta ao filme AREKA. 
Ficámos impressionados com o seu arrojo formal e originalidade, misturando, por exemplo, várias técnicas de animação com imagens de arquivo, e fazendo um uso criativo do som através da narração cantada. É de sublinhar também a importância do tema. Como trabalho colectivo, AREKA levanta, através de uma história pessoal, questões importantes sobre a memória de uma nação. É um filme que não nos deixa indiferentes.

Decidimos ainda atribuir uma Menção Honrosa ao filme MARLON. 
MARLON surpreendeu-nos pela sua consistência e qualidade formal e narrativa. O filme tem um excelente trabalho de actores e as personagens estão muito bem caracterizadas, o que oferece à narrativa uma grande densidade psicológica. É um filme forte e promissor.
> PRÉMIO TRAVESSIAS TRAVESSIAS AWARD
PRÉMIO AWARD • Mr Gay Syria, de Ayse Toprak
MENÇÃO HONROSA SPECIAL MENTION • Avant La Fin de LÉté, de Maryam Goormaghtigh
MENSAGEM DO JÚRI
O júri da secção Travessias decidiu atribuir o prémio ao filme MR GAY SYRIA, da realizadora Ayse Toprak, pela coragem em expor as relações entre homens num contexto em que ainda é proibido amar em liberdade e em contar com humor e sensibilidade as histórias dos protagonistas de uma comunidade ainda pouco representada e duplamente marginalizada. Destacamos ainda a complexidade com que são retratadas as personagens,
e a forma comovente como conta a história de uma difícil travessia pelas diversas fronteiras simbólicas e físicas.

O Júri decidiu atribuir uma Menção Honrosa ao filme "AVANT LA FIN DE L'ÉTÉ, de Maryam Goormaghtigh, pela forma inteligente como se relaciona com as personagens e deixa espaço para que sobressaiam, mostrando com ternura e ironia a história de uma amizade. O Júri gostou especialmente da forma como o filme questiona a ideia de pertença a um lugar, acompanhando a viagem em França de três iranianos. A lindíssima trilha
sonora reforça este sentimento de fusão poética entre dois países aparentemente distantes.
> PRÉMIO COMEÇAR A OLHAR COMEÇAR A OLHAR AWARD
PRÉMIO AWARD • Layla Hasar Sahar (A Night With no Dawn), de Sara Boszakov [Veja aqui a mensagem de Sara Boszakov | See Sara Boszakov’s message here]
MENÇÃO HONROSA SPECIAL MENTION • Event Horizon, de Joséfa Celestin
MENSAGEM DO JÚRI
Pela maturidade revelada na abordagem à questão actual e premente dos refugiados, aliada a uma estética particularmente cuidada e a um belíssimo trabalho de direcção de actores, o Júri decidiu atribuir o prémio ao filme LAYLA HASAR SAHAR | A NIGHT WITH NO DAWN de Sara Boszakov.

Por mostrar e questionar os dilemas da adolescência e do crescimento de forma surpreendente o Júri decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa ao filme EVENT HORIZON de Joséfa Celestin.
> PRÉMIO DO PÚBLICO PUBLIC AWARD
LONGAS BEST FILM  Mr Gay Syria, de Ayse Toprak
CURTAS BEST SHORT  Irioweniasi. El Hilo de la Luna, Esperanza Jorge e Inmaculada Antolínez

Os prémios são da autoria da se•di•men•to