[POR ORDEM CRONOLÓGICA]
CINEMA SÃO JORGE
EXPOSIÇÃO
||||||| QUI 31 OUT · DOM 3 NOV · Cinema São Jorge, Foyer
ILUSTRADORES PELA PAZ NA PALESTINA ILUSTRATORS FOR PEACE IN PALESTINE
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FILMES
||||||| SEX 1 NOV · 14H15 · Cinema São Jorge, Sala 3 TAMBÉM COMPETIÇÃO GERAL CURTAS
AMPLIFIED SOKOUN
Dina Naser
Jordânia, Palestina, Egipto · Fic. · 2023 · 19’
Hind é uma jovem atleta de karaté com uma deficiência auditiva. Quando o seu treinador a assedia, o seu mundo sofre uma profunda transformação e ela terá de recuperar a sua força. Através de uma narrativa sensorial, acompanhada por uma experiência autêntica sonora, o filme explora o impacto da destruição de um espaço seguro, a ternura e a dureza da dor, o silêncio e o ruído, o oculto e o manifesto.
Hind is a young karate athlete with a hearing disability. After her trainer harasses her at the karate centre, Hind’s world is transformed and she has to reclaim her power. Through a sensorial narrative, accompanied by an authentic sonic experience, the film explores the impact of shattered safe spaces, the tenderness and harshness of pain, silence and noise, the hidden and the manifest.
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|||||||| QUI 31 OUT · 17:00 · Cinema São Jorge, Sala 3 TAMBÉM TRAVESSIAS
SHATTERED MEMORY
Hayat Laban
Palestina · Doc. · 2023 · 14’
Curta-metragem documental sobre o fotojornalista Mahfouz Abu Turk, as suas memórias e o seu arquivo. Com a sua câmara, Abu Turk foi um dos poucos a documentar em primeira mão os acontecimentos na cidade de Jerusalém e na Cisjordânia desde a primeira Intifada, em 1987, até ao final dos anos 90, colocando o seu corpo na linha da frente.
A short documentary about the photojournalist Mahfouz Abu Turk, his memories and his archives. With his camera, Abu Turk was one of the few to document first-hand the events in the city of Jerusalem and the West Bank from the first Intifada in 1987 until the end of the nineties, putting his body on the frontline.
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|||||||| QUI 31 OUT · 21:30 · Cinema São Jorge, Sala MO FILME DE ABERTURA
THE TEACHER
Farah Nabulsi
Palestina, Reino Unido, Qatar · Fic. · 2024 · 118’
Cisjordânia. Basem é um professor com um ar tranquilo que tenta evitar que o seu aluno Adam procure vingança pela morte do irmão mais velho às mãos de um colono israelita. Contudo, em segredo, participa na resistência palestiniana. Simon e Rachel são pais de um soldado israelita raptado que querem o seu filho de volta. Um drama humano ambientado num cenário político, que dá um vislumbre das escolhas e decisões impossíveis que assombram a vida das pessoas que vivem num país ocupado.
West Bank. Basem is a meek teacher who tries to dissuade his student Adam from avenging the killing of his older brother at the hands of an Israeli settler, while secretly participating in the Palestinian resistance. Simon and Rachel are the parents of a kidnapped Israeli soldier who want their son back. A human drama set in a political landscape that gives a glimpse of the impossible choices and decisions that hunt the lives of people living in an occupied country.
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CINEMATECA PORTUGUESA
|||||||| SEG 4 NOV · 19:00 · Cinemateca Portuguesa MFR
SALT OF THIS SEA MILH HADHA AL-BAHR
Annemarie Jacir
Palestina, França, Suíça, Bélgica, Países Baixos, Espanha, Estados Unidos · Fic. · 2008 · 109’
Nascida em Brooklyn, numa comunidade de refugiados palestinianos da classe trabalhadora, Soraya descobre que as poupanças do avô foram congeladas numa conta bancária em Jaffa quando este foi exilado em 1948. Teimosa, apaixonada e determinada a recuperar o que é seu, realiza o seu desejo de há muito de regressar à Palestina.
Born in Brooklyn in a working class community of Palestinian refugees, Soraya discovers that her grandfather’s savings were frozen in a bank account in Jaffa when he was exiled in 1948. Stubborn, passionate and determined to reclaim what is hers, she fulfils her life-long dream of returning to Palestine.
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|||||||| TER 5 NOV · 19H00 · Cinemateca Portuguesa MFR
CANADA PARK
Razan AlSalah
Palestine · Exp. · 2020 · 8’
Um vídeo-poema experimental que explora a política de desaparecimento da Palestina tal como é “narrativizada”, mapeada e retratada no Google Streetview e na fotografia de paisagem colonial da “Terra Santa” do início do século XX. O local da aldeia de Imwas é teologicamente confundido com Emmaus, uma aldeia citada na Bíblia. Imwas é apagada e Emmaus indicada como um local turístico religioso no parque, uma profecia bíblica e algorítmica auto-realizada.
An experimental video poem exploring the politics of dis/appearance of Palestine as narrativized, mapped and imaged in Google Streetview, and early 20th century colonial landscape photography of the “Holy Land”. The site of the village of Imwas is theologically conflated with Emmaus, a village cited in the bible. Imwas is erased and Emmaus marked a religious touristic site in the park, a self-fulfilled scriptural and algorithmic prophecy.+
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|||||||| TER 5 NOV · 19H00 · Cinemateca Portuguesa MFR
OUROBOROS
Basma al-Sharif
Palestina, Itália, França, Estados Unidos · Exp. · 2017 · 77’
Uma homenagem à Faixa de Gaza, “Ouroboros” segue um homem através de cinco paisagens diferentes, subvertendo a representação do trauma mediado pelos meios de comunicação. Uma viagem fora do tempo, que marca o fim como o início e explora o tema do eterno retorno e de como avançamos quando tudo está perdido.
An homage to the Gaza Strip, Ouroboros follows a man through five different landscapes, upending mass-mediated representation of trauma. A journey outside of time, marking the end as the beginning, exploring the subject of the eternal return and how we move forward when all is lost.
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|||||||| TER 5 NOV · 21H30 · Cinemateca Portuguesa MFR
THE SILENT PROTEST: 1929 JERUSALEM
Mahasen Nasser-Eldin
Palestina · Doc. · 2019 · 20’
A 26 de Outubro de 1929, as palestinianas lançaram o seu movimento de mulheres em Jerusalém. Aproximadamente 300 mulheres de toda a Palestina convergiram para a cidade. Realizaram uma manifestação silenciosa percorrendo as ruas com uma caravana de automóveis, em protesto contra a parcialidade do Alto Comissário britânico em relação aos árabes na revolta de Buraq. Esta é a história delas.
On 26 October 1929, Palestinian women launched their women’s movement in Jerusalem. Approximately 300 women converged into the city from all over Palestine. They held a silent demonstration through a car convoy across the city in protest against the British High Commissioner’s bias towards Arabs in the Buraq uprising. This is their story.
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|||||||| TER 5 NOV · 21H30 · Cinemateca Portuguesa MFR
KINGS AND EXTRAS. DIGGING FOR A PALESTINIAN IMAGE
Azza El-Hassan
Alemanha, Palestina · Doc. · 2004 · 62’
Os filmes da Unidade de Comunicação Social da Organização para a Libertação da Palestina tinham o objectivo de mostrar uma imagem autodeterminada da realidade palestiniana – e desapareceram durante a invasão israelita de Beirute, em 1982. Num road-movie da Palestina à Jordânia, Síria e Líbano, a realizadora Azza El-Hassan segue as pistas contraditórias e confusas sobre o paradeiro do arquivo perdido.
The films of the Palestine Liberation Organization Media Unit were supposed to show a self-determined image of Palestinian reality – and they went missing during the Israeli invasion of Beirut in 1982. In a “road-movie” from Palestine to Jordan, Syria and Lebanon, the director Azza El-Hassan follows the contradicting and confusing clues as to the whereabouts of the lost archive.
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|||||||| QUA 6 NOV · 21H30 · Cinemateca Portuguesa MFR
PLANET OF THE ARABS
Jacqueline Reem Salloum
Estados Unidos · Exp. · 2014 · 9’
“Planet of the Arabs” é uma curta-metragem experimental sobre a representação negativa de árabes e muçulmanos feita por Hollywood ao longo das décadas. Inspirado no livro “Reel Bad Arabs” de Jack Shaheen, é uma sátira e uma revelação sobre os estereótipos sobre o povo árabe nos média. Do livro “REEL BAD ARABS” Em 1000 filmes com personagens árabes e muçulmanas (de 1986 a 2000) 12 representam-nos positivamente 52 representam-nos de forma justa 936 representam-nos de forma negativa
Planet of the Arabs is an experimental short on Hollywood’s negative depiction of Arabs and Muslims through the decades. Inspired by Jack Shaheen’s book “Reel Bad Arabs”, it is a satire and an eye opener on stereotypes about Arab people in the media. From the book REEL BAD ARABS: Out of 1000 films that have Arab & Muslim characters (from the year 1986 to 2000) 12 were positive depictions 52 were even handed 936 and so were negative
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|||||||| QUAR 6 NOV · 21:30 · Cinemateca Portuguesa MFR
MY LOVE AWAITS ME BY THE SEA
Mais Darwazeh
Jordânia – Palestina · Doc. · 2013 · 80’
Como se regressa a um lugar que só existe na nossa mente? Neste documentário poético, a realizadora Mais Darwazah faz uma primeira viagem de regresso à sua terra natal, a Palestina. Deixa uma realidade isolada e segue um amante que nunca conheceu, Hasan, um artista palestiniano, que lhe revela um mundo belo e utópico. Conto de fadas e realidade estão entrelaçados para questionar a indefinição do lugar e a necessidade de acreditar nos sonhos.
How do you return to a place that only exists in your mind? In this poetic documentary, director Mais Darwazah takes a first time journey back to her homeland, Palestine. She leaves a secluded reality and follows a lover whom she has never met, Hasan, a Palestinian artist, who unveils a beautiful and utopian world to her. Fairytale and reality are woven together to question the elusiveness of place and the need to believe in dreams.
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|||||||| QUI 7 NOV · 21H30 · Cinemateca Portuguesa MFR
3000 NIGHTS 3000 LAYLA
Mai Masri
Palestina, França, Jordânia, Líbano · Fic. · 2015 · 103’
Inspirado numa história verídica e filmado numa prisão real, “3000 Nights” conta a história de uma professora palestiniana recém-casada que é falsamente acusada e encarcerada numa prisão israelita onde dá à luz o seu filho. Através da sua luta para criar o filho atrás das grades, o filme traça a jornada de esperança, resiliência e sobrevivência de uma jovem mãe contra todas as probabilidades.
Inspired by a true story and shot in a real prison, 3000 Nights tells the story of a newlywed Palestinian schoolteacher who is falsely accused and incarcerated in an Israeli prison where she gives birth to her son. Through her struggle to raise her child behind bars, the film traces a young mother’s journey of hope, resilience and survival against all odds.
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|||||| COMPRAR BILHETES CINEMA SÃO JORGE
|||||| COMPRAR BILHETES CINEMATECA
OLHARES DA PALESTINA
Estados Unidos, Reino Unido, Jordânia, Líbano, Alemanha, França… A proveniência dos filmes e das realizadoras da secção Olhares da Palestina reflecte bem a impossibilidade de trabalhar na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, como demonstrado dramaticamente pela História muito recente.
A Shashat Woman Cinema, única organização de cinema de mulheres a operar directamente nos Territórios Ocupados e produtora de numerosas curtas-metragens, foi gravemente atingida pelas bombas israelitas em 2023: a sua sede e equipamentos em Gaza foram destruídos, pelo menos uma das suas realizadoras, Walaa Saada, foi morta, e muitas outras perderam os seus familiares e as suas casas. Apresentamos uma selecção de filmes da Shashat, realizados entre 2012 e 2019, numa sessão especial a 17 de Outubro, antes da abertura oficial desta 11.ª edição do Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival.
Nas palavras de Alia Arasoughly, directora da Shashat e co-curadora desta selecção: “Estes filmes guardam a memória de quem as realizadoras eram antes de hoje, de quando a sua paixão e energia abriram um mundo para além dos horizontes fechados pelo bloqueio e das fronteiras electrificadas, quando o que importava eram os seus sonhos. Os seus filmes constituem um registo, simultaneamente único e raro, de uma década da vida destas mulheres privadas de acesso ao mundo exterior, e de um lugar fechado ao mundo exterior.”
De facto, só a diáspora parece garantir às realizadoras palestinianas o acesso ao mundo externo e a possibilidade de fazer filmes e viver em segurança. Por isso, os filmes da secção Olhares da Palestina que apresentamos no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa são maioritariamente obras da diáspora. Obras inevitavelmente políticas e profundamente humanas: actos de resistência que reconstroem e interrogam a memória de um povo e de uma luta, ajudam a compreender os factos recentes, revelam as feridas íntimas deixadas pela História e renovada pelo presente, interrogam-se sobre o futuro e assombram-nos ao mostrar como os mesmos actos de violência se repetem, ao ponto de História, ficção e crónica acabarem por convergir e confundir-se.
Seleccionámos para esta secção longas e curtas-metragens de ficção, documentais e experimentais com o intuito de oferecer uma pequena mas diversificada amostra do trabalho das cineastas palestinianas, sem pretensão de exaustividade.
No drama The Teacher, filme da sessão oficial de abertura do Festival no Cinema São Jorge, Farah Nabulsi, nascida e criada no Reino Unido, conta a história de um professor na Cisjordânia que tenta manter um dos seus alunos afastado da violência, enquanto ele próprio está envolvido na Resistência. Em Salt of this Sea, primeira longa-metragem de ficção realizada por uma mulher palestiniana, em 2007, Annemarie Jacir, nascida em Belém e formada em cinema nos EUA, cria a personagem de Soraya, uma jovem palestiniana americana da classe trabalhadora que vai à Palestina na ilusão de recuperar as poupanças do avô, bloqueadas desde 1948. Um outro drama, 3000 Nights, única longa-metragem de ficção da pioneira do documentário palestiniano Mai Masri, que nasceu na Jordânia, formou-se nos EUA e desenvolveu a sua vida profissional no Líbano, é sobre uma jovem mulher palestiniana encarcerada durante anos com falsas acusações numa prisão israelita, onde dá à luz um bebé e junta-se à Resistência. A curta-metragem Amplified, da palestiniana jordana Dina Naser afasta o olhar da Palestina contando uma história de resistência diferente: a de uma jovem karateca surda que procura reencontrar a sua coragem depois de ter sido molestada pelo treinador.
O arquivo e a memória, ou a falta dela, são o tema e o objecto dos documentários que seleccionámos para esta retrospectiva. Em Kings and Extras, Azza El-Hassan, ela também palestiniana jordana, vai à procura do arquivo perdido do Departamento de Comunicação da Organização para a Libertação da Palestina. Em Shattered Memory, Hayan Labban, que vive e trabalha em Jerusalém, reconstroi a História da primeira Intifada através da obra do fotógrafo Mahfouz Abu Turk, e em The Silent Protest: 1929 Jerusalem, outra realizadora hierosolimita, Mahasen Nasser-Eldin, relata através de imagens de arquivo a marcha silenciosa de 300 mulheres em 1929 em protesto contra o Alto Comissário britânico.
Entre documentário, animação e filme experimental, My Love Awaits Me by the Sea, de Mais Darwazah, nascida na Jordânia, conta a viagem da realizadora à Palestina com um amante imaginário, um poeta, à procura de esperança numa terra esgotada pela guerra. Esperança e imaginação são também o cerne da longa-metragem experimental Ouroboros, homenagem a Gaza e à possibilidade da esperança baseada no eterno regresso de Basma Alsharif, que nasceu no Kuwait e cresceu entre Médio Oriente, Europa e América do Norte. O vídeo experimental Canada Park, da palestiniana canadiana Razan AlSalah, usa imagens de Google Street View e arquivos coloniais para testemunhar o desaparecimento da aldeia de Imwas, traçando um paralelo com a expropriação das terras das First Nations no Canadá. Finalmente, em Planet of the Arabs a palestiniana americana Jacqueline Reem Salloum usa o pastiche para denunciar o racismo ocidental através de uma montagem vertiginosa de excertos de filmes de Hollywood, no derradeiro acto de resistência que é a ironia
United States, United Kingdom, Jordan, Lebanon, Germany, France… The provenance of the films and directors in the Special Programme Palestine reflects the impossibility of working in the Gaza Strip and the West Bank, as very recent history has dramatically shown.
Shashat Woman Cinema, the only women’s film organisation operating on the ground in the Occupied Territories and producer of numerous short films, was badly hit by Israeli bombs in 2023: its headquarters and facilities in Gaza were destroyed, at least one of its directors, Walaa Saada, was killed, while many others lost their families and homes. We present a selection of Shashat’s films made between 2012 and 2019 in a special screening on 17th October, before the official opening of the 11th edition of Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival.
In the words of Alia Arasoughly, director of Shashat and co-curator of this selection: ‘These films hold the memory of who they were before now, when their passion and energy opened a world beyond blockaded horizons and electrified borders, when what mattered were their dreams. Their films constitute a record, both rare and unique, of a decade of women’s lives in which they were closed off from the outside world, and of a place closed to the outside world.’
In fact, only the diaspora seems to guarantee Palestinian filmmakers access to the outside world and the possibility of making films and living in safety. That’s why the films in the Special Programme Palestine that we present at Cinema São Jorge and Cinemateca Portuguesa are mostly works from the diaspora, inevitably political and deeply human. These films are acts of resistance that reconstruct and question the memory of one nation and one struggle, help us understand recent events, reveal the intimate wounds left by history and renewed by the present, question the future and haunt us by showing how the same acts of violence are repeated over and over again, to the point where history, fiction and chronicle eventually merge and blur into one another.
For this retrospective, we have selected feature films and short fiction films, documentaries and experimental pieces in order to offer a small but diverse sample of the work of Palestinian women filmmakers without any pretension to be exhaustive.
In the drama The Teacher, the film that will officially open the Festival at São Jorge Cinema, Farah Nabulsi, born and raised in the UK, tells the story of a teacher in the West Bank who tries to keep one of his students away from violence while he himself is involved in the Resistance. In Salt of this Sea, the first feature film directed by a Palestinian woman in 2007, Annemarie Jacir, born in Bethlehem with film training from the USA, creates the character of Soraya, a young working-class Palestinian-American who goes to Palestine with the illusion of recovering her grandfather’s savings blocked since 1948. Another drama, 3000 Nights, the only feature film by Palestinian documentary pioneer Mai Masri, who was born in Jordan, educated in the USA and professionally established in Lebanon, is the story of a young Palestinian woman jailed for years on false charges in an Israeli prison, where she gives birth to a baby and joins the Resistance. The short film Amplified, by Jordanian Palestinian Dina Naser, shifts the gaze away from Palestine to tell a different story of resistance: that of a young deaf karateka who reclaims her power after being harassed by her coach.
Archives and memory, or the lack thereof, are the subject of the documentaries selected for this retrospective. In Kings and Extras, Azza El-Hassan, also a Jordanian Palestinian, sets out in search of the lost archive of the Palestine Liberation Organisation’s Media Unit. In Shattered Memory, Hayan Labban, who lives and works in Jerusalem, reconstructs the history of the first Intifada through the work of photographer Mahfouz Abu Turk while The Silent Protest: 1929 Jerusalem, another Jerusalemite director, Mahasen Nasser-Eldin, through archive images recounts the silent march of 300 women in protest against the British High Commissioner in 1929.
Combining documentary, animation and experimental film, My Love Awaits Me by the Sea, by Jordan-born Mais Darwazah, narrates the director’s journey to Palestine in the company of an imaginary lover, a poet, in search of hope in a land exhausted by war. Hope and imagination are also at the heart of the experimental feature film Ouroboros, a tribute to Gaza and the possibility of hope based on the eternal return, by Basma Alsharif, born in Kuwait and raised between the Middle East, Europe and North America. The experimental video Canada Park, by Canadian Palestinian Razan AlSalah, uses Google Street View images and colonial archives to witness the disappearance of the village of Imwas, drawing parallels with the expropriation of the First Nations’ land in Canada. Finally, in Planet of the Arabs, Palestinian-American Jacqueline Reem Salloum uses pastiche to denounce Western racism through a fast-paced montage of excerpts from Hollywood films, in that ultimate act of resistance that is irony.
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